Baliza deixa de ser exigida no exame prático para CNH a partir de quinta (19) no Piauí.

O novo manual de provas práticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) começa a valer a partir de quinta-feira (19) no Piauí. Entre as mudanças no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), estão a retirada da prova de baliza para a categoria B e das faltas eliminatórias.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), também passa a ser maior o número de faltas necessárias para reprovação. Antes, o candidato era reprovado ao cometer quatro faltas; com o novo manual, esse número sobe para 11 faltas.

As mudanças passam a valer para todos os candidatos, inclusive aqueles que já estão em processo de obtenção da CNH.

Vale ressaltar que o teste de baliza ainda é uma exigência para as categorias C, D e E.

E com o fim das chamadas faltas eliminatórias, o candidato só poderá ser reprovado automaticamente caso o examinador identifique que ele não possui condições mínimas de conduzir o veículo com segurança, durante a prova prática

O edital para credenciamento de instrutores de trânsito autônomos segue aberto e sem previsão de encerramento.

Interessados devem se cadastrar no aplicativo CNH do Brasil e pedir o credenciamento nos postos do Detran-PI na capital e no interior. A plataforma que concentra as etapas digitais e permite acompanhamento do processo, registro de informações e integração com os sistemas oficiais de trânsito.

Interessados também podem procurar qualquer posto do Detran-PI, na capital ou no interior, onde equipes estão disponíveis para prestar orientações, esclarecer dúvidas e auxiliar na abertura do processo de credenciamento

Fonte: G1 Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades